sexta-feira, 14 de abril de 2017

A lua e a Páscoa

Primeiro a lua, que esta semana foi grande e me acompanhou, deu-me luz que tanto precisava!

Teimo em poupar os meus meninos de tudo o que me impuseram e foi difícil e estranho. Teimo em insistir com os meus meninos em tudo o que me legaram e, de alguma maneira, me tornou melhor.
Agora pondero o que lhes neguei... pondero também o que lhes dei para que mais tarde também eles ponderem...

A Páscoa, Na Páscoa havia a procissão, havia o cheiro a rosmaninho, Um dia tive que beijar os pés do andor, não gostei! Detestava que não comêssemos
 carne, detestava ouvir falar da morte e da crucificação e as orações e os cânticos... mas permanece aquele cheiro a rosmaninho...
Nada disto dei aos meus meninos, hoje a Mariana vai para o Bairro Alto e o Diogo está ligado à Play Station, Colhi um molhinho de rosmaninhos que pus na sala, encomendei cabrito, imaginei que a Sandra pudesse passar o Domingo comigo.... mas não ...Queria agora abrir aquela gavetinha daquele oratório tão piroso que a avó tinha na sala de estar e ouvir aquela musica e cheirar o rosmaninho e deixar-me estar, quieta, feliz, cheia do que de tanto esta família me ensinou e que que nunca poderei esquecer. Sei agora que esses ensinamentos são raros, sei que o comum é a frieza o pragmatismo, olho para o meu passado e agradeço, tanto... Este tipo de amor, que cheira a rosmaninho e a paz, vem de dentro, do coração e isto não se ensina, mostra-se... e eu mostrei-vos certo ? Meus filhos... mostrei-vos a imensidão da palavra família, mesmo que agora seja mais pequenina. Feliz Pascoa!.

Catequese, baptismo, primeira comunhão, e nada disto transmiti, porque em nada disto acredito, por isso a páscoa é uma memória linda, de certezas e verdades e histórias, e o cheiro dos folares, isso sim é memória, naquele forno a lenha onde a avó Artemisia me deixava, só por uns momentos, porque eu não podia estar ali.Que se lixe o passado? o futuro é que interessa? e o cheiro a rosmaninhos? e os folares? e a procissão? E a minha Mariana que estará no bairro alto e o meu Diogo que não larga aqueles jogos?  E eu? e a minha mana? Estou cansada... estou tão cansada. Parece que naquela altura, havia só o cheiro a rosmaninho e os folares... e o calor de um Abril diferente. Tenho medo, do que aí vem!

Sem comentários:

Enviar um comentário